E aí? Topa o desafio de ficar 30 dias sem beber?

Este desafio não é novidade. Temos visto diversas pessoas experimentando-o e relatando os importantes resultados obtidos com esse esforço. Por isso mesmo, estamos estimulando e divulgando para que vocês tirem um tempo para analisarem e repensarem a sua relação com a bebida.

IMG_1D3CAC-C16DA0-DB4255-80694A-807035-4479E1

Primeiramente, este não é um desafio exclusivo para pessoas alcoólatras! Não é o intuito desse exercício “separar o joio do trigo”. Pessoas dependentes de álcool têm a capacidade de se manterem abstinentes por até muito mais tempo do que isso; assim como outras pessoas que não têm essa relação de dependência podem encontrar dificuldades na realização do desafio.

Segundo, não estamos propondo que, através desse desafio, você nunca mais consuma qualquer quantidade de álcool em sua vida. O intuito desse período de abstinência é que vocês percebam e entendam um pouco melhor a relação estabelecida com o álcool. A bebida está inserida em praticamente todos os contextos de nossa sociedade. Da “fossa” à festa, sempre teremos motivos que justifiquem o seu consumo. Assim sendo, à medida que nosso padrão de consumo evolui, começamos a ingerir bebidas alcoólicas em frequência e intensidade que antes consideraríamos exageradas.

Porém, essa mudança é progressiva e gradual. Vamos nos habituando e acabamos nem percebendo o que está acontecendo. Passamos de um beber esporádico para beber todo final de semana. Deixamos de beber exclusivamente com os amigos e também começamos a beber sozinhos. Colocamos uma quantidade de álcool como aceitável para bebermos no meio do dia. Enfim, o que queremos dizer é que o contexto realmente estimula esse consumo cada vez maior e devemos frear esse piloto automático e “reassumirmos as rédeas” de nossas vidas.

As pessoas estranharão!

serio-que-surpresa

É natural essa reação daqueles com os quais você costuma beber junto. Mais do que isso, é bem esperado que haja uma pressão forte para que você desista. Esta pressão pode ser explícita, na forma de comentários pejorativos ou brincadeiras, ou pode ser velada, disfarçada. Você provavelmente terá que dar muitas explicações sobre o motivo de estar fazendo isso. Certamente esse será um período importante para você perceber esse tipo de situação e o quanto o seu consumo está também relacionado a isso.

 

Dinheiro, peso e sono

Esses são também fatores bastante relevantes que deverão entrar na sua análise desses trinta dias. Não é regra para todos, mas pode ser o seu caso. Se esses não forem pontos relevantes no seu consumo, outros serão. Preste bastante atenção!

Retomando o controle

Talvez seja esse o principal intuito do teste. Você saberá melhor determinar quando e porque está bebendo. Muitas das vezes nos pegamos no início do dia propondo que não iremos beber, mas acabamos nos contradizendo ao final. Isso não se dá exclusivamente por conta de uma dependência química. Pode ser porque não sabemos lidar com a pressão social ou porque já estamos associando muito fortemente qualquer evento social ao beber, por exemplo.

É um tempo importante para percebermos em quais contextos realmente queremos beber e em quais isso não é necessário. Bebemos em aniversário, casamento, festas, encontro com amigos, após atividades física, quando vamos ao campo assistir futebol, quando saímos para comer, quando viajamos, quando estamos na praia, quando estamos felizes, quando estamos tristes, quando está quente, quando está frio, quando estamos na roça, em casa no final do dia, na hora do almoço, etc. Parece um pouco exagerado, não é?

Enfim, é complicado quando a organização da nossa vida social e da nossa rotina começa a ficar cada vez mais sob controle do consumo de álcool. Experimente o desafio! Certamente será um período de muito aprendizado. Além do mais, seu corpo agradece por esse período de abstinência.

Vídeo: O que aprendi ficando um mês sem beber (Manual do Homem Moderno)

Nos envie o seu relato de como foram esses 30 dias!

Quer saber mais do nosso serviço? Clique aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s