Farinha do mesmo saco? Algumas diferenças entre crack e cocaína

Você sabia que crack é cocaína? Pode parecer estranho se você não conhece muito sobre drogas, mas crack é cocaína para ser fumada!

Para início de conversa, cocaína é um sal: cloridrato de cocaína. É produzido a partir da folha de coca, um arbusto encontrado naturalmente em terras altas da América do Sul e nas florestas equatoriais da Colômbia, Peru e Bolívia. A folha de coca é utilizada pelos nativos para reduzir fadiga e fome, seja mascada ou em forma de chá. Após sofrer vários processos químicos consegue-se extrair um sal de coloração branca e cristalina, solúvel em água, sendo possível consumi-lo pela via intranasal ou injetável. Com o intuito de aumentar os lucros, traficantes podem acrescer ao pó substâncias como açúcares, talco, pó de mármore, anfetaminas e outros produtos mais baratos, o que faz variar seu grau de pureza entre 15% e 90%.

A título de curiosidade, o cloridrato de cocaína foi isolado pelo químico alemão Albert Niemann em 1859 e posteriormente utilizado em cirurgias por suas propriedades anestésicas e consumido pela via intranasal por celebridades variadas, inclusive Sigmund Freud, pai da Psicanálise, o qual chegou a prescrever a substância para pacientes e amigos. A substância também deu nome a uma famosa marca de refrigerantes que no início utilizava de folhas de coca na fabricação de seu produto.

Por sua vez, o crack é uma forma de apresentação da cocaína para ser fumada ou inalada promovendo efeitos mais rápidos e intensos. Pode ser obtido de uma forma mais pura através da adição de água e bicarbonato de sódio à cocaína ou a partir da adição de bicarbonato de sódio à pasta básica, um produto precursor da fabricação do produto final da cocaína, gerando uma droga mais suja. São pequenas pedras encontradas com coloração amarelada, creme, brancas, às vezes mais puxadas para rosa também. O crack pode ser fumado em cachimbos, misturado à maconha ou mesmo ao fumo comum. O nome da droga se deve em grande parte ao ruído de crepitação que a pedra emite ao ser aquecida.

Mas se crack é cocaína para ser fumada, porque não se fuma a cocaína sozinha?

A cocaína não pode ser fumada por ter um ponto de degradação inferior ao seu ponto de sublimação (transformação em vapor). Com a adição de bicarbonato de sódio, o ponto de sublimação torna-se inferior ao ponto de degradação da substância, o que permite fumar ou inalar o vapor da droga.

Mas o crack é mais forte que a cocaína, não é mesmo?

Sim! Ambas as substâncias são potencialmente danosas, mas imagine a área de absorção da superfície interna do nariz… Agora, imagine a área de absorção da superfície interna de um pulmão! Sabe-se que a área de um pulmão se fosse estendido se equipararia a área de uma quadra de tênis! Isso quer dizer que muito mais cocaína é absorvida quando se fuma crack do que quando se cheira cocaína. Além disso, a velocidade com que se absorve a cocaína é absurdamente maior no caso do crack.

 

Vias de administração

% disponível no plasma Velocidade de início dos efeitos Tempo máx. no plasma

Duração dos efeitos

Cocaína

Intranasal

20-30% Relativamente rápida 5-10 min

30-60 min

Crack

Inalatória

70-80% Muito rápida 8-10 s

5-10 min

Assim sendo, o crack provoca efeitos mais rápidos, mais intensos e com uma duração menor quando comparado à cocaína. Uma regra sobre substâncias psicoativas é que quanto mais instantâneo, mais intenso e mais efêmeros são os efeitos da droga, maior a probabilidade dela evocar um consumo compulsivo e causar abuso e dependência!

Em posts futuros, iremos falar sobre os efeitos e alterações de comportamento que o crack pode promover no usuário, além de outros fatos não acessíveis àqueles que nunca se envolveram com tal substância ilícita.

Expresse suas dúvidas abaixo nos comentários.

Quer saber mais do nosso serviço? Clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s