Adeus Vício Velho

“Ano novo, vida nova” é o que dizemos e ouvimos quando o fim do ano se aproxima. Quando dezembro está quase acabando começamos a fazer a nossa retrospectiva, motivados pelo clima ao redor, e também a fazer planos de mudanças para o ano que em breve se iniciará. No entanto, muitas vezes, tais planos, assim como a motivação, não duram até o Carnaval. Planejamos mudanças de hábitos, formas novas de encarar a vida, e marcamos o primeiro dia do ano como o “dia D”, o dia em que iremos começar uma nova vida.

moleskini-aberto

Eis que surgem duas perguntas: “por que desistimos das mudanças que planejamos para o novo ano” e “o que posso fazer para levar até o fim meu propósito de mudança”?

Quanto à primeira pergunta, é importante saber que a decisão de “mudança de vida” é tomada em uma circunstância específica. No fim do ano todas as mídias e as pessoas ao nosso redor criam um clima de expectativa em relação ao ano que se aproxima. Além disso, nossa rotina muda. As empresas fazem balanço, as escolas estão de férias e muitas pessoas diminuem o ritmo de trabalho e descansam. Uma decisão tomada nessa época, seja de perder peso ou de interromper o uso de drogas, é fruto de um contexto bastante específico, difícil de ser replicado ao longo dos próximos 365 dias do ano. É impossível criar um clima de fim de ano durante o ano todo. A mudança pode soar necessária e alcançável nesta época de rotina e expectativas alteradas, mas talvez seja atropelada por outras necessidades e tarefas no restante do ano. Isso explica, em grande parte, o porquê da desistência.

Entretanto, embora não se possa recriar o clima de Réveillon, é possível renovar o contato com nossa motivação. Se você decidiu entrar em uma dieta na segunda-feira porque não entrou naquela roupa ou porque ficou sem fôlego no futebol de fim de semana, você pode criar mecanismos para se lembrar disso e avaliar os pequenos ganhos de uma mudança ao longo da semana. Assim também pode ser feito ao longo do ano.

Se a mudança que você se propõe neste novo ano é muito significativa para você, seja ela perder peso, juntar dinheiro ou se tratar do uso de alguma substância, você pode aumentar as chances do seu sucesso observando algumas dicas: anote seus objetivos; estabeleça metas intermediárias; planeje ações específicas e estratégias para desvencilhar de obstáculos; torne público seu compromisso com a mudança, de preferência com pessoas que você confia; valorize seus avanços; esteja sensível ao que os outros apontarem como melhora e releve as críticas destrutivas; alimente sua força de vontade ao longo do trajeto gravando vídeos, realizando anotações e outros registros; você também pode realizar check-ups médicos e comparar sua evolução ou usar algum aplicativo para mensurar seu desempenho. No processo de parar de usar drogas, um profissional especializado pode te auxiliar a manter renovado seu compromisso com uma vida melhor.

new-years-resolutions_thumb[8]

Tomar a decisão de mudar na virada do ano é importante e válido, contudo, não podemos simplesmente esperar que uma mudança no calendário nos torne mais capazes de alterar uma situação sem planejamento para a nova fase e sua manutenção. Quando pensamos sobre levar uma vida melhor e mais significativa, todo dia contém a possibilidade de iniciar um ano novo.

Deixe seus comentários abaixo e clique aqui para conhecer mais o nosso trabalho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s