Você sabe o quanto você bebe?

Há quem pense que está no lucro porque não bebe mais destilados, apenas cerveja. “Parei com a pinga. Essa sim me fazia mal! Hoje só bebo cerveja!”. É óbvio que podemos considerar um avanço a mudança do tipo de bebida consumida se também observarmos a redução dos prejuízos acarretados pelo uso do álcool. No entanto, quem se gaba de beber apenas cerveja pode não estar atento à quantidade de álcool ingerida nas bebidas fermentadas.

Façamos alguns cálculos simples! Você sabe quantos ml de álcool possui em sua latinha de cerveja? Se a concentração alcoólica dela for próxima de 5%, isso quer dizer que em 350 ml de cerveja encontramos 5% de álcool. Ou seja, em 350ml de cerveja temos 17,5ml de álcool.

A concentração alcoólica da cachaça é em média 40%. Isso quer dizer que em uma dose de 50ml de cachaça encontramos 20ml de álcool. Quase o equivalente ao que encontramos em uma latinha de cerveja!

E por que eu “pego fogo” com uma dose de cachaça, mas não com uma latinha de cerveja? Alguns fatores podem interferir como a diluição do álcool na quantidade de líquido que pode alterar a rapidez de absorção do álcool. Além disso, a velocidade de consumo de uma bebida de dose é diferente de uma bebida fermentada, o que também interfere na absorção do álcool propiciando um pico de concentração no sangue.

Confira abaixo outras conversões para você manter-se atento:

Tabela alcool - Rota AlternativaO álcool é uma das poucas substâncias para a qual existem limites de um uso “seguro”. A OMS informa que o uso de até duas taças de 100ml de vinho por dia para homens e uma para mulheres configura-se como um beber de baixo risco.

Taca Vinho

Entretanto, acima de qualquer parâmetro, mais importante é a atenção às implicações físicas, laborais, sociais e familiares do uso de uma substância. É esta consciência que também será a base da motivação para qualquer mudança de hábito! Fique ligado nisso!

Comente no espaço reservado abaixo!

Para saber mais do nosso serviço, clique aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s