A associação entre drogas e momentos de “curtição” é conhecida. Álcool e outras drogas habitualmente estão ligados a festas ou momentos de relaxamento. À medida que um quadro de dependência se estabelece a relação entre o uso de substâncias e momentos de prazer passa a ser de dependência, ou seja, necessita-se da droga para obter satisfação.
Alguns problemas emergem dessa relação de dependência. Um destes problemas é a estereotipia, ou seja, passa-se a enxergar a droga como única forma possível de alívio para o estresse ou mesmo a única forma de relaxar. Uma vez que a droga se apresenta como a válvula de escape para o cansaço ou o tédio, torna-se complicado aceitar a ideia de não usá-la.
A busca por um momento de alívio e de descontração é uma necessidade real frente ao ritmo intenso da vida contemporânea e das nossas relações e atividades profissionais. Não existe problema quanto a isso. Entretanto, dada a imensa possibilidade de atividades que cumpririam adequadamente essa função, o uso de drogas pode se tornar uma escolha ruim por inviabilizar outras tarefas e por criar problemas que tornam a rotina ainda mais estressante.
Pessoas que se encontram em tratamento podem recair em uma situação em que se percebam sobrecarregados e carentes de um momento de prazer ou da sensação de “se permitir”.
Tanto para evitar recaídas quanto para evitar o estabelecimento de uma relação de dependência duas estratégias podem ser adotadas.
Diminua a necessidade de recompensa
Quanto maior for seu desgaste, maior será seu tempo e necessidade de recuperação. Um dia a dia pesado, no qual se encontram poucos momentos de lazer ou mesmo de ócio, estabelece uma rotina que exigirá mais do seu tempo livre. Parte desse “culto à sexta-feira” que testemunhamos atualmente vem do modo como organizamos nossa semana, deixando os momentos de lazer e gratificação restritos a um dia ou ao fim de semana.
Ir na contramão de toda competitividade e empenho que a vida profissional nos convida pode ser uma maneira de viver melhor e, inclusive, se dar melhor no trabalho. Ter durante a semana atividades significativas e satisfatórias é saudável e proporciona menor desgaste, uma vez que você está levando seus dias de forma agradável ao invés de simplesmente se arrastar até o próximo fim de semana.
Diversifique suas atividades de lazer
Aumente o número de pilares que sustentam seu bem estar. Ao longo da vida, a medida em que amadurecemos, passamos a conhecer melhor nossos gostos e vontades e focamos nossa energia naquilo que sabemos nos satisfazer. Contudo, vale a pena resgatar um pouco da nossa curiosidade juvenil, caso a mesma já tenha se perdido, e procurar sempre conhecer coisas novas e novas formas de se divertir. Sempre que possível, retome também aquele hábito abandonado, aquele esporte que não pratica mais, aquele jogo que quase não se lembra das regras ou o intrumento musical esquecido na caixa.
A busca por bem estar e por uma vida mais saudável não é algo que você deve restringir a alguns momentos por dia ou ao fim de semana. Na medida em que for possível, a busca por felicidade e satisfação deve ser parte constante de tudo que fazemos e não ficar restrita a um momento de alívio.
Quer dizer algo? Escreva abaixo nos comentários!
Para saber mais do nosso serviço, clique aqui!