Não existe escolha quando se vê apenas um caminho

O início de um tratamento envolve um redirecionamento das nossas escolhas. É um momento em que vislumbramos não ser possível continuar pelo mesmo caminho ou que, se continuarmos, será a duras penas. Procuramos por rotas diferentes, às vezes inseguros, mas também dispostos a abandonar as velhas e já conhecidas.

No entanto, como seguir um caminho alternativo quando ele não existe a priori?

O caminho é uma construção

Way In the Lake

Embora saibamos da existência de outras possibilidades de trajeto, não é possível percorrê-los quando ainda não temos repertório para fazer diferente. É como saber da existência de uma trilha que te levará a uma paisagem e local únicos, mas não dispor de equipamento para enfrentar o caminho enlameado. Nossa ausência de repertório nos impossibilita escolher por esta alternativa.

Como viver uma vida saudável se não sabemos como fazê-lo? Frequentar uma festa sem ceder ao impulso de abrir uma cerveja? Lidar com as horas de um final de semana quando não se encontra alternativas a elas?

Para algumas escolhas, a possibilidade de realiza-las ocorre na medida em que se desenvolve o repertório necessário para banca-las.

Um ponto de partida

Muitos poderiam dizer: “mas não acredito ser possível viver de outro jeito”. Reza a lenda que elefantes criados presos por correntes, mesmo depois de grandes, mantém-se preso às correntes. Não seria um processo semelhante? Desafiar nossas crenças a respeito do que somos capazes e nos colocar no caminho de desenvolver repertório para uma vida saudável é um processo de aprendizagem.

Os caminhos alternativos são possíveis desde que saibamos identificar e aprender os repertórios necessários para guiar através deles. Não são possibilidades quando não sabemos ou não nos engajamos neste aprendizado.

A Rota Alternativa convida você a desafiar seus limites e aprender a trilhar por outras paisagens. Desenvolvendo autoconhecimento e criando repertórios para uma escolha até então embrionária podemos juntos gerar uma vida mais plena e saudável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s